28 de agosto de 2024
NotíciasGrupo Boticário faz avaliação do ciclo de vida dos seus produtos
A partir deste ano, o Grupo Boticário passou a fazer a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de todo o seu portfólio para entender o impacto ambiental que seus produtos causam.
A ACV vem ganhando notoriedade mundial nos últimos anos. Ela é uma ferramenta que permite quantificar o desempenho ambiental e social de produtos ao longo de toda sua vida útil.
A implementação da Avaliação de Ciclo de Vida no Grupo Boticário segue as diretrizes da norma ISO 14040, que sugere a revisão da ACV desenvolvida por painel de especialistas. Assim, o Grupo Boticário garante qualidade, robustez e principalmente transparência nos ganhos em sustentabilidade quantificados por meio da ACV.
Para a avaliação, são consideradas as embalagens e formulações dos SKUs (código usado em cada unidade de produto). Aliás, quando se fala de formulações, o Grupo Boticário é pioneiro, já que faz a avaliação de todas as matérias primas utilizadas em absolutamente todas as formulações dos SKUs.
O levantamento do Grupo Boticário começou há um tempo. Para se ter ideia, pouco mais da metade dos SKUs já era avaliado há dois anos. Confira os números:
- Em 2022, 53% dos SKUs avaliados
- Em 2023, 91,7% dos SKUs avaliados
- Em 2024, 100% dos SKUs avaliados
Novos produtos do Grupo Boticário já são mais sustentáveis
Além de fazer a Avaliação do Ciclo de Vida de todo o portfólio, o Grupo Boticário começou a produzir embalagens mais sustentáveis. Os últimos lançamentos são provas disso.
Em outubro de 2023, a companhia lançou a primeira embalagem de batom 100% reciclável. Ela é produzida com resina plástica mais sustentável, permitindo sua entrada na cadeia de reciclagem.
Por sua vez, a embalagem sustentável de Arbo Puro utiliza rejeitos de óleo de cozinha e gordura das indústrias de alimentos e restaurantes. Isso substitui o uso de óleo fóssil virgem, vindo do petróleo.
A fragrância ainda tem dispositivos de dosagem e refil, evitando vazamentos e desperdícios. A partir do uso do refil, a expectativa é prolongar a vida útil do frasco.
Benefícios da Avaliação do Ciclo de Vida
Os números refletem os ganhos da Avaliação do Ciclo de Vida. No ano de 2023, por exemplo, o Grupo Boticário deixou de utilizar 3023 toneladas de materiais virgens, sendo 2564 para embalagens primárias e 459 para embalagens secundárias.
Os materiais virgens foram substituídos por materiais reciclados, o que resultou em uma redução da emissão de mais de 2900 toneladas de poluentes atmosféricos (CO2 eq.) e 809 mil metros cúbicos de água ao longo do ciclo de vida dos materiais.
Só para ilustrar, para emitir essa quantidade de CO2 (2900 toneladas) é necessário atravessar o território brasileiro de norte a sul por mais de 3600 vezes. Quando falamos da economia dos 809 mil metros cúbicos de água, nos referimos a uma economia equivalente ao volume de água necessário para encher mais de 320 piscinas olímpicas.