Ícone acessibilidade Acessibilidade

18 de outubro de 2024

Notícias

Inovação aberta com startups: Grupo Boticário é destaque no segmento de beleza

O Grupo Boticário conquistou o 1º lugar na categoria de Indústria Cosmética e o 22º lugar no ranking geral do 100 Open, que premia as empresas que mais realizam inovação aberta com startups. Foram 16 posições conquistadas em relação a 2023.

A 100 Open Startups divulga o Ranking TOP 100 Open Corps desde 2018 e lista as empresas brasileiras que mais contribuem para o ecossistema de inovação.

A partir de critérios objetivos, baseados na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups, o levantamento se tornou a principal fonte de dados sobre open innovation da América Latina.

O Brasil conta atualmente com cerca de 40 mil corporações de médio e grande porte. Cerca de 7,5 mil delas participaram do ranking geral do 100 Open, pois contrataram ao menos uma startup em 2024. 

Além disso, vale ressaltar que o investimento em inovação aberta no país cresceu exponencialmente nos últimos anos. Passou de R$ 89 milhões em 2016 para mais de R$ 10 bilhões em 2024.

Imagem de cinco pessoas vestidas com roupas de gala: são três mulheres no meio e dois homens, um em cada lado. As mulheres seguram troféus e, ao fundo, está o logo do Grupo Boticário.

Inovação aberta com startups no Grupo Boticário 

No Grupo Boticário existe uma área que tem como missão impulsionar o futuro da empresa por meio do relacionamento com startups. A área de corporate ventures, chamada de Grupo Boticário Ventures (GBV), surgiu em 2021, junto ao lançamento da primeira edição do programa de aceleração de startups. O setor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) também se relaciona com este ecossistema por meio de projetos de codesenvolvimento.

Mas este não é o único setor a se relacionar com startups. Quando falamos em inovação, o Grupo Boticário é maduro e possui diversas áreas que se conectam de formas diferentes com startups, sendo que o GBV funciona como porta de entrada para quem busca se conectar com a empresa. 

O GBV procura atrair as melhores ideias e desenvolver parcerias com os melhores empreendedores para fortalecer o posicionamento do Grupo Boticário como um parceiro estratégico para o crescimento de negócios inovadores. A iniciativa reflete a essência da empresa: brasileira, empreendedora e com admiração por marcas e negócios que impulsionam a inovação e se adaptam rapidamente às necessidades do consumidor.

Cadastre-se aqui para receber novidades sobre as iniciativas do Grupo Boticário com Startups.

Programa de Aceleração do Grupo Boticário

De uma pequena farmácia de manipulação a uma multinacional com presença em mais de 40 países, o Grupo Boticário conhece os desafios da jornada empreendedora.

Por isso, criou o Programa de Aceleração voltado para startups que atuam no segmento da beleza ou do varejo. Para serem aceleradas pelo Grupo Boticário, elas também precisam ter um MVP (sigla em português para Produto Mínimo Viável) validado ou em fase de operação.

Ao todo, 29 negócios já foram acelerados pelo programa e, hoje, fazem parte do ecossistema do grupo.

No começo de cada ano, as startups que preenchem os pré-requisitos podem fazer suas inscrições. Após as etapas de avaliação e entrevistas, o Grupo Boticário divulga a lista das startups selecionadas, que passam cinco meses no processo de aceleração.

Esse processo inclui a conexão entre os negócios inovadores e executivos especialistas, o contato próximo com uma multinacional e a viabilização de testes dos produtos e serviços.

Quatro vantagens de ser acelerada pelo Grupo Boticário:

  • Equity-free: a companhia não pede participação societária do negócio.
  • Acesso ao ecossistema do Grupo Boticário: oportunidade para explorar todos os recursos disponíveis da companhia.
  • Aprendizado sobre o mercado de beleza e varejo: com mais de 40 anos de experiência no mercado de varejo e beleza, é um caminho para alavancar seus conhecimentos no setor.
  • Personalização da jornada: cada negócio tem suas particularidades. Sabendo disso, o Grupo Boticário disponibiliza mentorias e conexões exclusivas para cada startup.

O Grupo Boticário acredita que o futuro da beleza é colaborativo. Por isso, segue apostando na inovação aberta com startups.