Ícone acessibilidade Acessibilidade

29 de outubro de 2024

Notícias

Grupo Boticário apoia o maior congresso de cosmetologia do mundo

O Grupo Boticário foi o patrocinador master da 34ª edição do maior congresso de cosmetologia do mundo, promovido pela IFSCC – International Federation of Societies of Cosmetic Chemists. 

Temas como inovação sustentável, bioeconomia, ciências da pele e biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de produtos cosméticos são alguns dos temas contidos nos 56 artigos científicos apresentados no evento.

A primeira edição no Brasil reuniu, entre os dias 14 e 17 de outubro, pesquisadores, cientistas e lideranças do mercado da beleza mundial. O público de 1400 participantes contou com profissionais e estudantes da área da beleza, que se dividiram para aproveitar a programação de palestras, workshops e apresentações relacionadas a temas atuais. Elas destacaram o Brasil em discussões sobre diversidade, sustentabilidade e biodiversidade. 

Além disso, o Grupo Boticário levou ao congresso um corredor imersivo de mais de 180 metros, que mostrou as frentes de atuação e todo o ecossistema de beleza, e um stand com diversos projetos relevantes na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Imagem de quatro mulheres de costas, caminhando no corredor imersivo do Grupo Boticário no Congresso de Cosmetologia, IFSCC.

Biotecnologia para a sustentabilidade

O apoio do Grupo Boticário ao congresso da IFSCC é um passo importante para a inovação aplicada à beleza. Além disso, é uma oportunidade de destacar o Brasil como uma potência de negócios sustentáveis, explorando de forma consciente a sua abundante biodiversidade.

Não é de hoje que o Grupo Boticário tem se destacado em decisões relacionadas à sustentabilidade. Um bom exemplo disso é que, há 24 anos, nenhum de seus produtos é testado em animais.

Inclusive, a plataforma Beleza Transparente permite que qualquer pessoa tenha acesso aos ingredientes e processo de fabricação de todos os produtos da companhia.  

Em 2016, a empresa também iniciou uma ação pioneira, adotando o uso de peles fabricadas em 3D para realização de testes. Com o sucesso da ação, novas tecnologias já estão sendo desenvolvidas em laboratório para serem utilizadas como pele 3D com folículo capilar e organs on a chip, um chip de cultura celular 3D que simula as funções de um órgão ou sistema de órgãos.

Segundo Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, participar de um congresso de cosmetologia em parceria com o IFSCC no Brasil é destacar a importância da ciência e da inovação para o mercado, posicionando o país como uma referência na área. 

“Estamos avançando de forma acelerada em tecnologia de ponta para criar as melhores soluções e experiências para os consumidores. Isso sem deixar de lado premissas inegociáveis para nós: sustentabilidade, impacto social positivo e diversidade e inclusão”, concluiu.