11 de novembro de 2024
NotíciasAcessibilidade na maquiagem: Make B. traz pincéis articulados
Make B., uma das linhas de O Boticário, lança a primeira linha de pincéis articulados para maquiagem do Brasil. Com mecanismo interno de empuxe, articulação e rotação, o item facilita a aplicação do cosmético e traz mais precisão e firmeza.
De acordo com dados do Ministério de Direitos Humanos, hoje no Brasil, são mais de 18 milhões de pessoas com deficiência – metade delas mulheres. Isso corresponde a 10% da população feminina nacional.
É um número muito expressivo que “enfrenta desafios ao realizar movimentos meticulosos”, aponta Vanessa Machado, diretora da categoria de gifts e acessórios do Grupo Boticário. “Segurar pincéis tradicionais pode ser um desafio para a autoexpressão através da maquiagem”, completa.
Make para todos os gostos: linha é composta por cinco pincéis articulados para maquiagem
A nova linha de pincéis articulados se ajusta às necessidades de todas as pessoas. Ela garante ótima aplicabilidade na hora da maquiagem para pessoas com deficiência nos membros superiores e/ou limitação motora e visual.
Ao todo, a linha é composta por cinco pincéis articulados:
- Pincel de Maquiagem Espiral Acessível Articulado Make B.: multifuncional, pode ser usado para aplicação de diversos produtos e texturas, como líquidas, cremosas e sticks.
- Pincel Para Pó Acessível Articulado Make B.: ideal para aplicação de pó compacto ou solto, permite uma distribuição uniforme do produto na pele.
- Pincel Duo Para Olhos Make B.: ideal para pentear e alinhar sobrancelhas. De um lado uma escovinha macia para organizar os fios, e do outro, chanfrado para preencher falhas e desenhar as sobrancelhas.
- Pincel Kabuki Acessível Articulado Para Base Make B.: ideal para aplicação de base, garante uma aplicação fácil, uniforme e com alta cobertura.
- Pincel Para Blush Acessível Articulado Make B.: super versátil, pode ser usado para aplicação de blush, contorno e bronzers em todas as texturas.
De modo geral, os pincéis vêm com um marca tátil na base, que auxilia pessoas com deficiência visual na identificação sensorial. As cerdas duo fiber garantem uma aplicação uniforme, sem marcação ou acúmulo de produtos.
Por fim, o mecanismo articulado retrátil com giro 360° é uma solução com angulação customizável que se ajusta às necessidades de todas as pessoas.
Testes e aprovação dos pincéis articulados para maquiagem
Não é de hoje que o Grupo Boticário tem se destacado em decisões relacionadas à sustentabilidade. Um bom exemplo disso é que, há 24 anos, nenhum de seus produtos é testado em animais.
Com o compromisso de atender à diversidade brasileira, o Grupo Boticário também realiza testes e aprovações com a Comunidade Beleza Livre.
Trata-se de uma comunidade on-line formada por mulheres e pessoas negras, LGBTQIAP+, com deficiência e com idade superior a 45 anos. Esse grupo de pessoas participa do desenvolvimento de produtos.
“Avaliamos a acessibilidade, a usabilidade e o mecanismo articulado com pessoas com deficiência nos membros superiores para compreender a percepção e identificar oportunidades de melhoria. Para nós, é fundamental que esse processo seja feito para esse público e com ele, trazendo suas narrativas para o centro do desenvolvimento”, reforça Vanessa.
Outros produtos acessíveis e inclusivos do Grupo Boticário
A linha de pincéis articulados para maquiagem é apenas um dos produtos acessíveis e inclusivos do Grupo Boticário lançados recentemente.
No início deste ano, o Grupo Boticário lançou pincéis de maquiagem para pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão. Comercializados pela marca Quem disse, Berenice?, eles têm identificações em alto-relevo na base.
Outra iniciativa da empresa foi o projeto-piloto que distribuía acessórios inclusivos em diversas lojas pelo Brasil.
Entre os produtos, estavam uma base aderente que servia como apoio da embalagem, a fim de proporcionar fricção para facilitar a abertura da tampa; e um engrossador multiuso que servia para ampliar a aplicabilidade de batons, pincéis e lápis.