Ícone acessibilidade Acessibilidade

Você sabia que o corpo mais buscado é também o menos pesquisado?

Ao mesmo tempo que a sociedade se importa muito com o corpo da mulher em diversas fases da vida, também se importa muito pouco. Estamos habituados a conviver com o hiper monitoramento do corpo feminino, mas não para seu próprio bem: as buscas na internet por corpos de mulheres, sejam elas famosas ou não, por partes dos seus corpos, pelas mudanças por que passaram, são frequentes e somam milhões de registros.

Mas esse cenário não se repete quando o assunto são os estudos científicos sobre esses mesmos corpos: historicamente, as pesquisas científicas priorizaram corpos masculinos como o padrão em análises sobre saúde, cuidado e bem-estar. Em razão disso, existe uma disparidade significativa nos investimentos dedicados a pesquisas sobre a saúde de homens e mulheres, e isso se reflete em dados preocupantes: mulheres são diagnosticadas mais tarde em mais de 700 doenças, e há uma lacuna da ordem dos trilhões de dólares em oportunidades perdidas por conta dessa dinâmica.*

(Fonte: *Closing the women’s health gap. McKinsey Health Institute, 2024)

Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário

Para contribuir com a transformação dessa realidade, o Grupo Boticário apresenta o Centro de Pesquisa da Mulher, iniciativa idealizada para promover uma mudança na maneira como a ciência estuda e entende a fisiologia, o cuidado e o bem-estar feminino nas diferentes fases da vida.

Para evoluir o conhecimento sobre as particularidades biológicas, hormonais e emocionais que permeiam os ciclos que as mulheres atravessam ao longo dos anos, e assim entregar produtos cosméticos que tragam benefícios reais conectados a esses momentos, além de ações de educação e empoderamento, o Grupo Boticário se uniu ao Hospital Israelita Albert Einstein, uma das maiores referências em saúde no país, na primeira de muitas parcerias com instituições renomadas no Brasil e no mundo.

Na vanguarda da beleza – e da ciência 

As variações hormonais ao longo da vida de uma mulher podem ter impacto não somente sobre sua pele e cabelos, mas também sobre o sono, humor e qualidade de vida. Compreender essas dinâmicas é essencial para o desenvolvimento de soluções mais eficazes e inclusivas.

Para muito além da aparência, no Grupo Boticário a beleza é estudada em profundidade para embasar o desenvolvimento de produtos em todas as categorias. Assim, produtos para cabelos, skincare, maquiagem, entre outros, são desenvolvidos com propriedades funcionais, adequadas às reais necessidades de mulheres em diferentes fases da vida.

Ao estudar as particularidades que fazem parte do desenvolvimento das mulheres durante a puberdade, vida adulta, climatério e senescência, as equipes multidisciplinares atuantes no Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário trarão uma significativa contribuição para o avanço na pesquisa científica a serviço do cuidado e bem-estar feminino.

Conheça os pilares de atuação do Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário:

Incentivo e financiamento a pesquisas científicas sobre os ciclos femininos, considerando as diferenças fisiológicas, hormonais e as necessidades específicas de cada fase da vida das mulheres.

Desenvolvimento de produtos a partir de um aprofundamento das necessidades específicas das mulheres, incluindo momentos únicos como a menarca e o início da menopausa, entre outros.

Educação e empoderamento para capacitar profissionais e pesquisadores, que atuarão com uma visão integrada sobre a beleza e bem-estar das mulheres em sinergia com os demais centros de pesquisa do Grupo Boticário.

Conheça alguns dos focos de estudos do Centro em cada fase da vida da mulher:

  • Pré-menarca, cuidados na infância e pré-adolescência: estudos e orientações para preservar características da barreira cutânea, permeabilidade, pH e proteção solar.
  • Puberdade: estudos sobre os impactos hormonais na pele, sudorese e cabelo durante a puberdade, incluindo o papel do microbioma e da genética. Investigação sobre a influência de alguns fatores, como estresse, alimentação e estilo de vida, no bem-estar feminino nessa fase.
  • Fase adulta: particularidades do ciclo menstrual e seus impactos na fisiologia. Bem-estar sexual.
  • Climatério e senescência: estudos sobre as alterações hormonais e fisiológicas durante a menopausa e seus impactos na pele, cabelo, sono e bem-estar sexual.

Celebramos uma trajetória de valorização da ciência a serviço do cuidado e da beleza

Escolhemos o Dia Internacional da Mulher para promover o lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário: essa iniciativa vem somar a uma consistente trajetória de atenção às mais diversas necessidades das mulheres. Um exemplo é a pesquisa realizada por nosso Centro de Pesquisa do Olfato, liderada pela pesquisadora e Ph.D. em Neurociência, Patrícia Gonçalves, sobre o impacto do uso de pílula anticoncepcional sobre o olfato feminino.

Conheça outros avanços que já fazem parte da vida das nossas consumidoras, implementados pelo Grupo Boticário nos últimos anos:


Botik: skincare para mulheres do climatério à menopausa

Durante a menopausa, as mulheres passam por uma queda acentuada dos níveis estrogênio, que afeta a elasticidade e hidratação da pele. Botik traz uma solução especialmente desenvolvida para esse momento, com uma linha completa, formulada com ativos de alta potência, como resveratrol e silício, que atuam amenizando esses sintomas. Co-criada junto a médicas dermatologistas, endocrinologistas e ginecologistas, especialistas neste tema, a linha oferece maior firmeza, nutrição intensa e estímulo à produção de colágeno.


Batom Inteligente

Desenvolvido em parceria com CESAR, Neurobots e EMBRAPII, o Batom Inteligente®, é um protótipo revolucionário que combina visão computacional, robótica e inteligência artificial para proporcionar uma aplicação precisa e automatizada do batom, especialmente para pessoas com deficiência motora ou visual.


Pincéis acessíveis e articulados

Com design inclusivo e soluções tecnológicas, como marcação tátil e mecanismo articulado, os Pincéis Acessíveis Articulados de Make B. foram desenvolvidos para atender às necessidades de mulheres com deficiência visual, limitações motoras e/ou deficiência física nos membros superiores. Já Os Pincéis Acessíveis de Quem Disse, Berenice? trazem identificações em alto relevo, conforme a sua funcionalidade. Por meio de marcações táteis, pessoas com deficiência visual terão mais autonomia para manuseio e utilização dos pincéis. Os acessórios têm design inovador, que prioriza a alta performance para maquiagem, e cores que facilitam a identificação por pessoas com baixa visão. O desenvolvimento destas soluções contou com a contribuição de pessoas com deficiência integrantes da Comunidade Beleza Livre do Grupo Boticário, primeira comunidade online do setor de beleza para co-desenvolvimento de produtos com pessoas diversas.


Acessórios inclusivos

Pincéis e outros produtos de beleza regulares podem ser usados com maior facilidade por pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e fraqueza muscular nos membros superiores quando acompanhados de acessórios emborrachados, que facilitam a pega e firmeza dos movimentos. Os acessórios foram co-desenvolvidos com a Comunidade Beleza Livre, em parceria com a Mercur.


Nosso propósito na prática

Durante décadas, a ciência priorizou o corpo masculino como padrão em termos de investigação e pesquisas, tratando como exceções as particularidades da fisiologia feminina. Por outro lado, historicamente os corpos das mulheres têm recebido grande atenção por parte da mídia, sendo alvo de críticas e julgamento por sua aparência: essa é a dicotomia que motiva o Grupo Boticário a convidar a sociedade a uma reflexão, incentivando a pesquisa científica de corpos femininos.

#PesquiseMeuCorpo é o tema da campanha de lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher, nossa contribuição para reduzir essa disparidade. Por meio do investimento em estudos em profundidade para oferecer soluções em produtos que considerem as reais necessidades das mulheres, vamos começar a mudar essa realidade. Conheça e compartilhe o filme da campanha que promove o lançamento do Centro.

Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas

O Centro de Pesquisa da Mulher, juntamente com o Centro de Pesquisa do Olfato, criado em 2021, faz parte de uma iniciativa de colaboração multidisciplinar, com uma perspectiva abrangente e integrada sobre o cuidado e bem-estar das pessoas. Com uma atuação focada em temáticas de elevada relevância científica e impacto real, o Centro Excelência em Pesquisas Avançadas será ampliado com a inauguração de dois novos polos: o Centro de Pesquisa do Cabelo e Couro Cabeludo e o Centro de Pesquisa da Pele. Em todas essas iniciativas, o Grupo Boticário contará com parceiros que partilham do nosso compromisso com a ciência, garantindo a co-construção de estudos com uma abordagem integral. A primeira parceria está firmada com o Hospital Israelita Albert Einstein, que, por meio da Eretz.bio, hub de startups do Einstein, irá apoiar no desenvolvimento de pesquisas e inovação.