1 de julho de 2024
NotíciasCampanhas premiadas: O Boticário e Vult conquistam “leões” em Cannes
O Grupo Boticário volta da França com duas campanhas publicitárias premiadas no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, considerado o “Oscar” global da propaganda.
Pela primeira vez, o Grupo celebra a conquista de “leões” de Cannes, um de prata e dois de bronze, pelos cases das marcas O Boticário e Vult.
“Estamos muito felizes com as conquistas inéditas para as marcas do Grupo e com o espaço que as nossas campanhas têm alcançado na indústria criativa global. Em todas as nossas produções, buscamos aproveitar o nosso alcance e potencial criativo para um objetivo maior: gerar impacto positivo”, comemora Marcela De Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário.
Campanhas de O Boticário
Para O Boticário, o evento tem um gosto especial. A marca teve reconhecimento com o Leão de Bronze na categoria Glass, que premia trabalhos de impacto sobre desigualdade de gênero e são capazes de transformar a cultura.
A campanha, que também entrou na shortlist da categoria de PR, convidou as pessoas a refletirem sobre a licença parental. A partir do conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”, o Grupo propõe a equidade de gênero no ambiente corporativo com a alteração do período de licença. Desde 2021, a companhia implantou o benefício da Licença Parental Universal de 120 dias.
Outras campanhas ficaram entre as principais finalistas. A produção de Dia das Mães, a maior da história da marca, envolveu mais de 200 pessoas. O criativo, finalista nas categorias nas categorias Film Craft e Film, trouxe reflexão aos dilemas e estigmas das mães de adolescentes.
Já o Projeto Extinto ficou na lista final da categoria Design. A ação percorreu o mundo com o objetivo de conscientização ambiental. O Boticário lançou fragrâncias inspiradas em cheiros de diversas paisagens icônicas que estão ameaçadas pela poluição. Além da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, o projeto passou por Calábria, na Europa; Ilha de Madagascar, na África; Nova Delhi, na índia; e Camberra, na Oceania.
Campanhas de Vult
Por sua vez, a Vult teve mais campanhas publicitárias premiadas. Com o case #RespeitaMeuCapelo, a marca conquistou o Leão de Prata na categoria de PR (Brand Voice & Strategic Storytelling) e o Leão de Bronze na categoria Brand Experience & Activation Lions (Social Behaviour & Cultural Insight).
Desafiando o status quo, a campanha recriou chapéus de formatura para pessoas negras. Em parceria com a Dendezeiro, marca baiana agênero e especialista em pluralidade de corpos, foram criados quatro modelos de capelos para atender os diferentes tipos de cabelos: cacheados, crespos e volumosos.
O movimento #RespeitaMeuCapelo inspirou o projeto de lei municipal 80/2024, que pretende aumentar a inclusão no sistema de ensino de Salvador. A capital concentra a maior população negra fora da África, com 83% de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas.