27 de fevereiro de 2024
Olfato em FocoDia da Conscientização da Anosmia: a importância do olfato em nossas vidas
Quer entender o significado do Dia da Conscientização da Anosmia, celebrado em 27 de fevereiro? Venha com a gente! A anosmia é o termo técnico para se referir à perda total do olfato.
A condição pode ser temporária ou permanente e tem várias origens: pode ser congênita ou sintoma de doenças crônicas, como rinossinusite, e infecções virais ou bacterianas. Inclusive, provavelmente você já conheceu alguém que perdeu o olfato após testar positivo para a Covid-19.
Acontece que esse sentido é essencial em nosso dia a dia. Além de odores agradáveis provocarem emoções positivas, a capacidade de sentir cheiro pode nos proteger de vários riscos, como o vazamento de gás.
O olfato impacta também o paladar, afinal o sabor é resultado das informações transmitidas pelas papilas gustativas e pelos receptores olfativos. Dessa forma, metade do sabor que sentimos vem do cheiro.
Entender a importância do olfato é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Muitas pessoas que sofrem de anosmia relatam sentir-se isoladas socialmente e frustradas. Afinal, elas não compartilham de muitos prazeres cotidianos, como sentir o gosto da comida. Perda do olfato é assunto sério, por isso, ao menor sintoma, procure seu Otorrino.
Olfato é emoção
Sabe quando você sente o cheiro de pão quentinho e logo lembra da casa da avó? E aquele odor de uma fragrância que remete a uma pessoa especial e querida? Não é exagero afirmar que olfato é sinônimo de emoção.
De acordo com o estudo do pesquisador Martin Lindstrom, 75% das nossas emoções diárias estão relacionadas aos aromas que sentimos.
E tem mais: conseguimos armazenar 35% dos odores que sentimos ao longo da vida, enquanto só lembramos de 5% do que vemos.
Conheça o Centro de Pesquisa do Olfato do Grupo Boticário
O Dia da Conscientização da Anosmia acontece no dia 27 de fevereiro, mas a nossa preocupação e dedicação com o olfato é constante.
Para democratizar o conhecimento sobre esse sentido tão valioso, o Grupo Boticário criou o Centro de Pesquisa do Olfato.
Entre os pilares de atuação, estão o fomento de estudos para entender as sensações causadas pelos cheiros e estudos de performance e eficácia de novas fragrâncias.
Outra pauta do Centro de Pesquisa do Olfato é a diversidade sensorial. Sabemos que a experiência olfativa é individual e pode variar conforme a etnia, geração e cultura. Entender isso é fundamental para proporcionar aromas mais representativos, principalmente para grupos minorizados.