Ícone acessibilidade Acessibilidade

17 de junho de 2024

Notícias

Diversidade e inclusão no Grupo Boticário: empresa se destaca na Pesquisa Ethos/Época

O trabalho de diversidade e inclusão no Grupo Boticário foi reconhecido na Pesquisa Ethos/Época pela primeira vez. A companhia, que participa do estudo desde 2016, aparece entre os destaques de 2024 como uma das empresas mais inclusivas na categoria de Bens e Consumo.

Para aparecer na lista, é preciso apresentar nota superior à média de todo o levantamento. Ao todo, 204 empresas participaram do estudo, que avaliou as ações de diversidade e inclusão em 12 frentes:

  • acessibilidade
  • cultura organizacional
  • estratégias para a promoção da diversidade e inclusão
  • gestão da inclusão na cadeia de suprimentos
  • governança
  • inclusão de pessoas com deficiência
  • programa de diversidade
  • promoção da equidade de gênero
  • promoção da equidade geracional
  • promoção da equidade racial
  • promoção dos direitos LGBTQI+
  • relacionamento com clientes ou consumidores

Diversidade como estímulo para inovação

De acordo com a pesquisa, 80% das empresas acreditam que o investimento em diversidade e inclusão é uma estratégia para estimular a inovação nos negócios. Além, é claro, de ser uma questão de justiça social.

Isso porque as mulheres e pessoas negras representam mais da metade da população brasileira. Quando excluímos esses grupos, deixamos de gerar oportunidades valiosas para profissionais talentosos.

No Grupo Boticário, por exemplo, as mulheres são maioria na liderança. E elas também correspondem a mais de 70% do quadro de cientistas da área de Pesquisa e Desenvolvimento de Qualidade.

Como a diversidade e inclusão no Grupo Boticário trouxe inovação aos negócios

A estratégia de diversidade e inclusão no Grupo Boticário já traz resultados: mais de 60% dos lançamentos de produtos consideram atributos inclusivos. 

Os pincéis para maquiagem para pessoas com deficiência visual, a base aderente e o engrossador multiuso são exemplos de acessórios inclusivos lançados pela companhia recentemente.

“A ideia é atender às necessidades da população brasileira e contribuir para a transformação do futuro da beleza”, afirma Rony Santos, gerente sênior de diversidade, equidade e inclusão do Grupo Boticário.

Para compreender as reais demandas, o Grupo Boticário criou a Comunidade Beleza Livre, que dá protagonismo no codesenvolvimento de produtos para pessoas diversas. São cerca de 2 mil pessoas de grupos minoritários que participam ativamente do processo de criação.

Compromissos para o Futuro em Diversidade e Inclusão

Os temas de Diversidade e Inclusão também fazem parte dos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário. São compromissos para 2030, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Grupo Boticário tem duas metas principais nestes temas. Externamente, a companhia busca promover a diversidade e a inclusão através das suas compras, comercialização e comunicação.

Internamente, busca-se aumentar a representatividade e inclusão de pessoas diversas no quadro geral e na liderança do GB, refletindo a população brasileira. Essas metas são analisadas sob cinco dimensões: gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Confira mais informações sobre os Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário.