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3 de setembro de 2024

Notícias

Grupo Boticário capta R$ 1,15 bilhão em títulos sustentáveis e se torna a primeira empresa de beleza do Brasil a ter meta vinculada a impacto social

Pioneira em emissões SLB, a empresa inova uma vez mais e traz meta de finanças ligadas à criação de oportunidades para mulheres

Pioneiro na emissão de títulos sustentáveis na América Latina e no mercado brasileiro, o Grupo Boticário concluiu ontem (02) a captação do seu terceiro Sustainability-Linked Bond (SLB) no valor de R$ 1,15 bilhão em uma emissão que contou com a coordenação exclusiva do banco Bradesco BBI e atestada via Second Party Opinion (SPO) pela Bureau Veritas, empresa de consultoria especialista em avaliação ESG com reconhecimento mundial.

Nesta operação, o Grupo Boticário traz duas metas inéditas de impacto social e desempenho sustentável para este tipo de operação: a primeira visa alcançar, até 2030, 1 milhão de oportunidades criadas nos cursos profissionalizantes do Programa Empreendedoras da Beleza – iniciativa que  tem como objetivo capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio da formação profissional na área da beleza. O Programa, que entrou  em seu 7º ciclo esta semana, já soma mais de 158  mil oportunidades criadas até 2023 . A segunda meta, por sua vez, visa garantir que 75% dos pontos de venda próprios do Grupo Boticário em todo o território nacional  tenham energia vinculada a fontes renováveis até 2030. Esse objetivo está diretamente conectado à agenda ambiental da companhia e aos Compromissos Para o Futuro, atualizados em maio deste ano. Com estas captações, o Grupo Boticário se torna a primeira empresa de beleza do país a ter metas SLB vinculadas a iniciativas de impacto social e a pontos de venda no varejo nacional.

“O crescimento do Grupo Boticário é pautado em uma visão de longo prazo. Nós aqui no Grupo temos claro que a agenda financeira é uma das fortes alavancas para a aceleração de nossos compromissos com a sociedade, com nossos parceiros e com os nossos consumidores. Os investimentos assertivos aceleram ainda mais a execução da nossa estratégia e trazer metas ainda não vistas no mercado faz parte da nossa agenda de inovação, sempre alinhada com nossos objetivos em ESG”, afirma Marcelo Azevedo, CFO do Grupo Boticário. “Temos uma relação com o mercado financeiro de excelente parceria, criando instrumentos inovadores. Essa cooperação,  aliada à qualidade dos nossos resultados e a consistência de nossa estratégia, tem trazido cada vez mais aliados e resultados para todos os envolvidos: à comunidade financeira, ao Grupo Boticário e à sociedade”, complementa Azevedo.

Ainda que seja uma empresa de capital fechado, o Grupo Boticário demonstra seu comprometimento com a responsabilidade ambiental e social, estabelecendo os mais altos padrões de governança e integridade para todo seu ecossistema de beleza. Por isso, presta contas à sociedade com a publicação voluntária de metas e indicadores nas frentes ambiental, social e de governança. A companhia atualiza ainda as suas metas a cada três anos para garantir que a estratégia ESG esteja alinhada aos desafios globais e ao dinamismo do Grupo.

“Acreditamos no potencial transformador do nosso ecossistema de beleza. Por esse motivo, sabemos que trazer metas audaciosas e voltadas para o âmbito social e ambiental, contribui para abordar e potencializar pautas relevantes, ao mesmo tempo que mostramos que o nosso crescimento está ancorado em uma visão de sustentabilidade”, declara Fabiana Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos da companhia.

A evolução da empresa ganha tração, também, com os novos investimentos anunciados de R$ 4,1 bilhões, para a construção de uma nova fábrica em Minas Gerais, bem como para a expansão da operação logística e industrial em outros polos no país. Resultado de uma estratégia de negócio que fortalece o crescimento consistente nas vendas (alta de 30,5% em 2023), atingindo um GMV (vendas totais) de R$ 30,8 bi em 2023, abrindo margem para avançar em todas as suas metas.

Emissões de debêntures SLB

O Grupo Boticário foi a primeira empresa a emitir os chamados Sustainability-linked bonds na América Latina e no  Brasil, em 2020, ao lançar títulos SLB no valor de R$ 1 bilhão com juros ligados à medição de indicadores específicos de sustentabilidade. Na ocasião, a empresa se comprometeu a, até 2025, migrar para fontes renováveis todo o consumo de energia elétrica das fábricas e centros de distribuição, e a reciclar, reutilizar ou coprocessar 100% dos resíduos gerados nos processos produtivos.

Em 2023 a empresa realizou seu segundo movimento, com a captação do seu segundo Sustainability-Linked Bond (SLB) no valor de R$ 2 bilhões, também em um movimento inovador, sendo a primeira empresa do mundo a ter meta vinculada à temática de produtos veganos. Na ocasião, a empresa também determinou duas metas, sendo a primeira delas visando garantir que 100% dos produtos de marcas proprietárias sejam veganos até dezembro de 2026. A segunda está relacionada à utilização de pelo menos 80% da água de reúso gerada na fábrica de São José dos Pinhais (Paraná) até 2029.

Compromisso com a agenda ESG

Não é à toa que o Grupo Boticário é a terceira empresa mais sustentável do mundo pela avaliação do Corporate Sustainability Assessment (CSA) e foi eleita a Empresa do Ano pela premiação Melhores do ESG 2024, da Revista Exame. Antes mesmo da atenção global voltar-se para a sustentabilidade, a companhia já se posicionava pelo tema. Na década de 1990, por exemplo, foi criada a Fundação Grupo Boticário, suas ações estão voltadas para a conservação da natureza brasileira e bem-estar da sociedade como um todo. De lá para cá, a Fundação já foi responsável pela descoberta de 178 espécies de animais e plantas, pelo apoio a 606 unidades de conservação e mantém duas reservas naturais, cuidando de 11 mil hectares de Mata Atlântica (PR) e Cerrado (GO). Atualmente, são 1,7 mil projetos e iniciativas apoiados e desenvolvidos em todo o país, incluindo a Grande Reserva Mata Atlântica.

Sobre o Programa Empreendedoras da Beleza

O Programa Empreendedoras da Beleza é uma formação profissionalizante com atuação nacional e internacional na área da beleza cujo objetivo é capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que acontece desde 2021. Os cursos são ministrados por especialistas reconhecidas do mercado e os participantes ainda contam com materiais de apoio com informações e dicas com grande apelo para a atuação no mercado de trabalho.