Ícone acessibilidade Acessibilidade

5 de março de 2024

Notícias

Grupo Boticário é a empresa mais admirada da América Latina na área de dados, aponta 4ª edição da pesquisa State of Data

Mapeamento realizado pela Data Hackers e Bain & Company revela as companhias que mais avançaram em soluções analíticas de dados

O Grupo Boticário é a empresa mais admirada da América Latina na área de dados, segundo a 4ª edição da pesquisa State of Data realizada pela Data Hackers, maior comunidade com essa frente de atuação do Brasil, em parceria com a consultoria Bain & Company, que contou com mais de cinco mil respondentes.

O avanço do Grupo Boticário na pesquisa é resultado do crescente movimento no desenvolvimento e aplicação de tecnologia e uso de dados a partir da estratégia data driven, adotada desde 2021 em todo o seu ecossistema de beleza – da fábrica ao desenvolvimento de produtos (P&D), passando pelos centros de distribuição e operação logística,  a até times internos operacionais (financeiros, backoffice), marketing, e-commerces e lojas físicas em todo o território nacional – a fim de proporcionar a melhor experiência aos seus  stakeholders (colaboradores, clientes, franqueados, revendedoras, etc.).

A geração desta potência tem impulsionado a aceleração digital de forma transversal na companhia a partir do desenvolvimento e implementação de ações estruturantes desde a engenharia de dados, advanced analytics e inteligência artificial. Além disso, aquisições de empresas com viés tecnológico também colaboraram para trazer soluções disruptivas ao negócio e garantir ainda mais reconhecimento nessa frente de atuação. 

“Apesar de sermos uma empresa não nativa digital, a tecnologia é core do negócio do Grupo Boticário. Desde 2019 aceleramos a nossa estratégia de inovação e, para isso, o uso de dados de forma inteligente e sistêmica permeia todas as tomadas de decisão. Para dar uma dimensão de todo esse movimento, em quatro anos, a vice-presidência de Tecnologia passou de 200 para 3 mil pessoas. A área de dados, por sua vez, passou de 30 para mais de 400 colaboradores”, detalha Daniel Knopfholz, vice-presidente de Tecnologia e Gente do Grupo Boticário.

O executivo reitera ainda a importância de alinhar as frentes de negócio e pessoas. “Somos uma empresa data driven, mas também uma love tech, e ao unirmos tecnologia e sensibilidade humana, pilares fundamentais da cultura do Grupo Boticário, alavancamos a empresa como inovadora, sem perder o toque humano, a relação com as pessoas, que é tão essencial”, acrescenta.   

A pesquisa State Of Data Brazil 2023 contou com mais de 5,2 mil profissionais de dados participantes respondendo perguntas sobre carreira e salários em dados, principais profissões e tendências da área, modelo de trabalho, tecnologias em alta e linguagem preferida, tendências no uso de inteligência artificial generativa, além de outras frentes que permeiam o mercado. Na edição de 2023, o número de empresas apontadas como as mais admiradas pelos profissionais saltou de quase 100 em 2022 para mais de 1.000 companhias diferentes. 

“O reconhecimento como uma das empresas mais admiradas na área de dados é a resposta à potencialização do uso de dados atrelado ao modelo de negócio. A estratégia do Grupo Boticário tem como norte tornar as informações sobre essa vertente acessíveis para toda a empresa, seja para utilização em análises, modelos de IA, dashboards, entre outros. Cada interação dentro do ecossistema da empresa gera dados e usamos essas informações para melhorar processos, produtos e experiências. O nosso avanço no ranking é resultado de uma agenda consistente, que passa por investimento tecnológico, desenvolvimento de pessoas e soluções que impactam positivamente clientes e sociedade”, afirma Philipp Nguyen, diretor executivo de Dados do Grupo Boticário.

A pesquisa, que pode ser consultada aqui, reflete a visão de variados papéis de atuação em empresas, como os de analista de dados, cientista de dados e engenheiro de dados, bem como diferentes perfis de experiência profissional, incluindo analistas júnior, pleno, sênior e gestor.