15 de abril de 2024
NotíciasGrupo Boticário lança edital para desenvolver projeto-piloto de economia circular
O Grupo Boticário lançou o edital Resíduo Extinto, no qual vai escolher e apoiar uma iniciativa voltada à redução, circularidade, logística reversa e/ou reciclagem de resíduos sólidos. O negócio de impacto selecionado irá receber até R$ 100 mil para desenvolver um projeto-piloto de economia circular.
A iniciativa faz parte do projeto Extinto, movimento de O Boticário para ampliar a conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos e a preservação ambiental. Para o edital de Resíduo Extinto, contamos com o apoio da Artemisia, organização pioneira no Brasil no apoio a negócios de impacto social e ambiental.
“Procuramos empresas com soluções inovadoras, que estejam alinhadas com o propósito do Extinto, que é alertar a população sobre a mudança coletiva de hábitos e a importância do consumo consciente. Nosso objetivo é gerar impacto socioambiental e, assim, contribuir efetivamente para a mudança do cenário de gestão de resíduos sólidos, fomentando negócios com atuação perene para fortalecer essa frente”, afirma Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de abril no site oficial do programa. Podem participar do edital do Grupo Boticário em apoio à economia circular startups de impacto com modelos financeiramente sustentáveis e alinhadas aos desafios do programa. Além disso, os negócios devem estar em fase de operação, tração ou em busca de escala.
A divulgação do resultado do edital, assim como o anúncio do negócio escolhido, irá ocorrer até o dia 13 de junho. A previsão é que o programa de apoio tenha seis meses de duração, com início ainda em julho. O Grupo Boticário e a Artemisia irão desenhar, junto com o negócio escolhido, um plano de trabalho para guiar o andamento do piloto. Em todo o processo, a startup selecionada irá receber suporte individual de especialistas em inovação, desenvolvimento de negócios, impacto socioambiental, entre outros temas.
Geração de resíduos
De acordo com relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), o mundo gera mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. A ONU ainda alerta que, se continuarmos sem medidas eficazes, chegaremos em 2050 com uma produção de 3,78 bilhões de toneladas de resíduos. Isso significa uma alta de 56% em relação a 2020.
Fomento à inovação
O lançamento do edital, portanto, marca uma nova etapa do projeto Extinto. Pela ação, buscamos, além de potencializar a conscientização e sensibilização sobre a economia circular, impulsionar iniciativas que contribuam para a transformação que buscamos no mundo.
“O programa Resíduo Extinto é mais uma oportunidade de fomentar a inovação aberta no Brasil, por meio da atuação responsável do Grupo Boticário”, ressalta Meyer. Vale lembrar que o Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global nos escolheu como a 3ª empresa de beleza mais sustentável do mundo em 2023 na categoria de Produtos Pessoais.
“A sustentabilidade é um pilar muito importante para nós. Por isso, estamos sempre atentos a oportunidades, novas ideias e soluções que nos ajudem a expandir nossa atuação e fomentar negócios que contribuam efetivamente para a conservação ambiental. Esse é o nosso grande objetivo. Como empresa que atua há mais de 40 anos focada na construção de um mercado de beleza mais sustentável, utilizaremos toda a nossa expertise para impulsionar novas ideias de como melhorar o cenário alarmante de gestão de resíduos sólidos que vemos não só no Brasil, mas em todo o mundo”, completa o executivo.