21 de janeiro de 2022
NotíciasO Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold idealizam movimento Diversa Beleza
Não existe beleza quando limitamos o significado da palavra. Entendendo sua amplitude e, ao mesmo tempo, sua singularidade, criamos o Diversa Beleza, movimento idealizado por O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold,marcas que fazem parte do Grupo Boticário para promover um compromisso com a beleza livre de estereótipos.
A iniciativa é mais um passo na jornada de Environmental, social and corporate governance (ESG) do Grupo, que acumula cases de diversidade, equidade de gênero e empoderamento feminino.
No começo do ano passado, o GB conduziu uma pesquisa em parceria com a Locomotiva – Instituto de Pesquisa e que trouxe dados interessantes como:
- 91% dos entrevistados acreditam que as marcas de higiene e beleza devem se posicionar em relação à diversidade e adotar medidas internas e externas para apoiar esta causa;
- 71% concorda com a afirmação “é importante que as propagandas/campanhas publicitárias de produtos de higiene e beleza representem a diversidade de raça/cor, de gênero, de orientação sexual, de idades e de pessoas com deficiência, etc.”
- Quase 55% dos entrevistados preferem pagar mais caro por uma marca de cosméticos ou produtos de beleza que apoiam a diversidade (de raça/etnia, orientação sexual, etc.)
- 52% dos entrevistados se sentem ofendidos com marcas de cosméticos e produtos de beleza que incluem em seus anúncios publicitários apenas homens e mulheres no padrão hegemônico de beleza
Além disso, em pesquisa liderada pela Aliança Sem Estereótipo e Kantar¹, que analisou mais de 3.500 anúncios em 56 países, 1100 marcas, de 29 categorias entre 2019 e 2020, a diversidade de pessoas na publicidade é, ainda, muito limitada. Das peças analisadas, apenas 22% incluíam diversidade étnica ou tom de pele e, o mesmo percentual, se aplicou à diversidade de corpos femininos. O dado é refletido também em uma outra pesquisa da Kantar², que após analisar gênero e publicidade, relevou que 76% das mulheres não se identificam com anúncios destinados a elas.
Somos um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, e em 2021, reforçamos a nossa agenda de ESG com o anúncio de 16 compromissos para o futuro, sendo 6 deles com o propósito de alavancar a diversidade, equidade e inclusão até 2030. O #DiversaBeleza chega para potencializar as metas, entre elas, o compromisso #13 – Garantir que a comunicação das marcas represente a população brasileira, sem vieses e estereótipos de nenhum tipo até 2030. O movimento vem acompanhado de importantes ações que reforçam esse propósito, como:
- criação de um banco de imagens, que retrata a diversidade dos tipos de peles da mulher brasileira;
- exclusão dos termos “normal”, “perfeito” e “clareamento” das embalagens e comunicações da marca até 2024;
- workshops para as nossas equipes e também fornecedores de comunicação, em parceria com a Aliança sem Estereótipos.
Sobre as ações
1. Banco de imagens:
Criação da terceira edição do banco de imagens Mulheres (In)Visíveis, em parceria com 65|10, consultoria criativa especializada em mulheres, que vai retratar a diversidade de tipos de pele, para além dos tons: texturas e características, como acne, melasma, albinismo e vitiligo terão protagonismo nas imagens.
O projeto será protagonizado por mulheres com peles que retratam parte da diversidade da mulher brasileira em etnias, tons, texturas, inflamações como acne e características como rosácea, vitiligo, albinismo e melasma. O casting foi selecionado com olhar atento ao fortalecimento de identidade e descentralização do conhecimento. Após a seleção, as mulheres farão parte da terceira edição do banco de imagens Mulheres (In)Visíveis, em parceria com a 65|10, consultoria criativa especializada em mulheres.
Para clicar o projeto o nome selecionado foi a promissora fotógrafa cearense Karla Brights, com amplo repertório em editoriais de moda e beleza. Já a produção é da Silva, produtora nascida e criada nas periferias do Rio de Janeiro, que tem como pilar criar narrativas visuais a partir de um olhar periférico. O projeto disponibilizará 50 fotos de mulheres em que a pele aparece como protagonista, em planos amplos e também de detalhes. Além de, estamparem as futuras campanhas e ações das marcas nas redes sociais, a seleção também estará disponível para download no site do Grupo Boticário e no Adobe Photos a partir de fevereiro.
2. Exclusão dos termos:
Entendemos que alguns termos podem contribuir e, até mesmo, reforçar padrões estéticos, por isso, temos o compromisso de retirar dos termos “normal” e “perfeito” das embalagens, rótulos e comunicações das marcas até 2024.
A retirada vem como um complemento de uma iniciativa do Grupo Boticário, que em 2020 retirou “clareamento”, entendendo a problemática de seu uso.
“Acreditamos muito na potência do movimento e da importância de debatermos e questionarmos os estereótipos de beleza. A retirada fortalece a nossa trajetória acerca da diversidade até aqui e, mais do que isso, aponta o caminho que queremos percorrer em direção ao futuro”
Renata Gomide – Diretora Executiva de Comunicação
3. Capacitação dos times e parceiros:
O movimento #DiversaBeleza não acontece somente para fora. Em parceria com a Aliança Sem Estereótipos, nosso time de Diversidade e Inclusão promoverá capacitações para todos os colaboradores dos times de comunicação e para a cadeia de fornecedores.
O foco do treinamento será sobre comunicação representativa e sem estereótipos. Os workshops terão início em fevereiro e serão desdobrados em um guide de boas práticas que será fornecido para os times de comunicação, franqueados e revendedores.