28 de fevereiro de 2024
NotíciasUm avanço na eliminação gradual de plásticos na indústria da beleza
Boa parte das pessoas ainda tem dúvidas sobre o que fazer com a gordura e o óleo de cozinha usados. Para o lançamento da linha Arbo Puro de O Boticário, inovamos e criamos uma embalagem sustentável na sua composição.
O projeto é resultado de uma parceria com as empresas Neste, Borealis e Aptar e prevê a substituição de recursos fósseis por matérias-primas renováveis na fabricação de plásticos.
O processo começa com a coleta de rejeitos de óleo de cozinha e gordura das indústrias de alimentos e restaurantes. Isso substitui o uso de óleo fóssil virgem, vindo do petróleo.
A tampa também leva em sua composição polipropileno (PP) de segunda geração, uma matéria-prima renovável e com certificado ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), que reduz a pegada de carbono.
É mais um passo para a eliminação gradual de plásticos na indústria da beleza, uma ação vai ao encontro com as nossas metas de conscientização e preservação ambiental.
Assim como toda a coleção Arbo, a nova linha do produto é refilável. O dispositivo de dosagem e refil que evita o vazamento e desperdício é composto por alumínio, borracha e polipropileno. São materiais com fácil desmontagem e aceitação na cadeia de reciclagem.
Impactos da embalagem sustentável de Arbo Puro
Com base na projeção de vendas de 2024, a iniciativa prevê reduzir o uso de 11,68 toneladas de matéria-prima virgem.
A embalagem sustentável de Arbo Puro contribui para a queda das emissões de gases de efeito estufa e a nova tampa emite 51% menos dióxido de carbono (CO2) equivalente.
A partir do uso do refil, a expectativa é prolongar a vida útil do frasco. Só para ilustrar, o sistema de reutilização da embalagem de Arbo permite reduzir em 89% o impacto no meio ambiente em comparação com recipientes regulares de desodorantes colônias.
Arbo Puro: conexão completa com a natureza
A nova linha de Arbo conta não apenas com embalagem sustentável, mas também com componentes de origem natural.
A fragrância tem inspiração na floresta de bambu e possui 92% de ingredientes naturais com capacidade de purificar o ar e de acalmar a mente.
Em sua formulação, Arbo Puro traz o EcoÁlcool. Trata-se de um álcool de segunda geração, ou seja, feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar e outros resíduos de biomassa.
O processo garante a redução na pegada de carbono em mais de 30% em relação ao álcool tradicional. Nós somos pioneiros em seu uso na indústria de beleza.
Por fim, a linha Arbo, em parceria com a Fundação do Grupo Boticário, ainda contribui para a conservação de mais de 100 hectares da floresta nativa da Mata Atlântica, região que reúne o maior número de espécies de bambu no mundo.