Ícone acessibilidade Acessibilidade

27 de março de 2025

Notícias

Grupo Boticário é a 2ª empresa mais admirada em dados na América Latina, segundo o State Of Data Brazil

Em sua 5ª edição, mapeamento da Data Hackers e Bain & Company revela as empresas mais avançadas na área de dados

 O Grupo Boticário é a segunda empresa mais admirada da América Latina na área de dados, aponta a 5ª edição da pesquisa State of Data Brazil. Realizada pela Data Hackers, maior comunidade de data science, machine learning e big data do Brasil, em parceria com a consultoria Bain & Company, o estudo contou com mais de cinco mil respondentes e demonstrou o avanço do Grupo em tecnologia, que ocupa o terceiro lugar no ranking geral entre todas as mais de 1.000 empresas, nativas ou não digitais, citadas no levantamento.

O posicionamento do Grupo Boticário na pesquisa é resultado de sua estratégia de inovação, que estimula uma cultura de fomento à tecnologia e, portanto, é core do negócio, e mesmo não sendo uma empresa nativa digital, já alcançou um patamar de obtenção de soluções e processos desenvolvidos 100% dentro de casa. Por isso, o uso de dados de forma inteligente e sistêmica permeia todas as tomadas de decisão da companhia a partir da estratégia data-driven, adotada desde 2021 — da fábrica ao desenvolvimento de produtos (P&D), passando pelos centros de distribuição e operação logística,  até times internos operacionais (financeiros, backoffice), marketing, e-commerces e lojas físicas em todo o território nacional – a fim de proporcionar a melhor experiência aos seus  stakeholders (colaboradores, clientes, franqueados, revendedoras etc.).

A geração desta potência tem impulsionado a aceleração digital de forma transversal no Grupo a partir do desenvolvimento e implementação de ações estruturantes desde a engenharia de dados, advanced analytics e inteligência artificial. Além disso, aquisições de empresas com viés tecnológico também colaboraram para trazer soluções disruptivas ao negócio e garantir ainda mais reconhecimento nessa frente de atuação. 

“Nosso negócio é multimarca, multicategoria e multicanal. Portanto, o uso de dados e a acessibilidade deles para toda a empresa, seja para utilização em análises, modelos de IA, dashboards, entre outras aplicações, geram diferenciais para o nosso modelo de negócio e para a experiência de nossos consumidores e parceiros”, explica Renato Pedigoni, vice-presidente de Tecnologia do Grupo Boticário.

Desde 2019, a empresa intensificou os investimentos em tecnologia, com a expansão da vice-presidência de Tecnologia de 200 para mais de 3.000 pessoas. Somente em dados, são mais de 500 colaboradores diretos entre product managers, engenheiros e cientistas de dados, responsáveis por dezenas de iniciativas e produtos de dados.

“O reconhecimento, pelo quarto ano consecutivo, como uma das empresas mais admiradas na área de dados pela pesquisa, é resposta ao alinhamento entre as frentes de negócios e pessoas, pois o Grupo Boticário é uma empresa data-driven, mas também uma lovetech, o que possibilita unir tecnologia e sensibilidade humana, pilares fundamentais da cultura da companhia”, afirma Pedigoni.

A pesquisa State of Data Brazil 2024, que pode ser consultada aqui, reflete a visão de variados papéis de atuação em empresas, como os de analista de dados, cientista e engenheiro de dados, bem como diferentes perfis de experiência profissional, incluindo analistas júnior, pleno, sênior e gestores.