Água
O Grupo Boticário entende que a administração eficaz dos recursos hídricos e a conservação ambiental são essenciais para a garantia da vida no planeta, além de serem indispensáveis para a continuidade dos negócios.
Aumentar a eficiência hídrica do negócio e impactar positivamente bacias hidrográficas estratégicas para nós e para a sociedade
Compromisso
Metas 2030 e Resultados
Produto
Dentre os produtos enxaguáveis, atingimento de pelo menos 90% biodegradáveis
Resultados
48% de produtos enxaguáveis biodegradáveis
Produto
Dentre os produtos enxaguáveis, atingimento de 100% com menor impacto em água (vs. 2020) medido pela metodologia IARA
Resultados
74% de produtos enxaguáveis com redução de impacto ambiental na água
Eficiência
Redução de, pelo menos, 25% do volume (m3) de água consumido por tonelada de produto final em relação a 2022 (intensidade hídrica)
Resultados
10% de aumento do volume de água consumido*
*Aumento de consumo relativo de água registrado em 2023 devido à mudança no regime operacional de trabalho e aumento da produção
Eficiência
Utilização de, pelo menos, 90% da água de reúso gerada em nossas operações fabris até 2030
Resultados
8% da utilização da água de reúso
Conservação
Promoção de iniciativas de conservação da natureza que reduzam o risco hídrico em 6 mananciais críticos para o Brasil ou onde estão localizadas nossas operações, beneficiando aproximadamente 25 milhões de pessoas
Resultados
Meta estabelecida em 2023 para começar a ser medida em 2024
No último ano, contamos com uma série de iniciativas para aumentar a eficiência hídrica e cuidar das bacias hidrográficas, mantendo uma equipe especializada para a gestão, operação e manutenção de 36 sistemas (estações de água, de efluentes, de vapor, caldeiras, torres) e 183 subsistemas derivados.
A ampliação da Estação de Tratamento de Água de Reúso (ETAR) na fábrica de São José dos Pinhais, por exemplo, contribuirá para a melhoria da qualidade da água de reúso e aumento da sua utilização.
Além disso, contamos com a utilização da ferramenta I.A.R.A® (Índice de Avaliação de Risco Ambiental) para calcular o impacto ambiental aquático e de biodegradabilidade das formulações do Grupo Boticário.
Investimento aproximado de R$ 10 milhões na ampliação da Estação de Tratamento de Água de Reúso (ETAR) na fábrica de São José dos Pinhais
E a jornada coletiva e colaborativa está apenas começando
Fernando Modé
CEO do Grupo Boticário
Olhando adiante, vislumbro um Grupo Boticário ainda mais robusto, no qual diferentes perspectivas impulsionam a inovação e o crescimento sustentável. Estamos comprometidos em seguir nessa jornada, não apenas como parte dos nossos valores, mas como uma estratégia para o nosso ecossistema de negócios.