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Pacto Prateado

O Pacto Prateado é um conjunto de iniciativas antietaristas que firmamos com a sociedade para impulsionar pessoas 45+ a continuarem vivendo os seus auges. Reconhecemos que o envelhecimento é uma experiência singular e diversa, impactada por diferentes vivências e interseccionalidades. Por isso, como um dos maiores Grupos de beleza do mundo, seguimos contribuindo para uma sociedade antietarista. 

Atuamos por meio de iniciativas contínuas e abrangentes pensadas para combater estereótipos e promovendo a inclusão em todas as suas formas.

2024 teve como foco a diversidade etária,
e o tema direcionou as nossas iniciativas estratégicas. Confira!

Comunicação

Temos o objetivo de promover uma comunicação acessível, que represente a população brasileira, ausente de estereótipos, promovendo a presença de pessoas diversas e incluindo representantes 45+ nas nossas comunicações. Conheça algumas das nossas ações:


Diversa Beleza

Criado em 2022, o movimento Diversa Beleza nasceu com o objetivo de potencializar as metas do Grupo, entre elas, o compromisso de promover que a comunicação das marcas represente a população brasileira, sem vieses e estereótipos de nenhum tipo até 2030. A primeira edição, idealizada pelas marcas do Grupo Boticário, trouxe ações importantes que reforçam esse propósito, como:

  • Criação de um banco de imagens livre, que retrata a diversidade dos tipos de pele da mulher brasileira;
  • Compromisso de exclusão dos termos “normal”, “perfeito” e “clareamento” das embalagens e comunicações das marcas até 2024; 
  • Workshops de Comunicação sem Vieses para as nossas equipes e também fornecedores de comunicação, em parceria com a Aliança sem Estereótipos na Publicidade da ONU, da qual somos signatários. 

Neste ano, o movimento volta para a sua segunda edição com foco em pessoas 45+ para incentivar a representatividade de pessoas a partir dessa idade em campanhas publicitárias e comunicações.


Geração Botik

Em 2020, junto ao lançamento de Botik, de O Boticário, a marca lançou um projeto inédito que formou 200 mulheres 45+ como empreendedoras e influenciadoras digitais. Com o objetivo de democratizar a influência digital no mercado da beleza e dar voz às mulheres de todas as idades contra o etarismo, o projeto Geração Botik foi realizado em parceria com a YOUPIX, que desenvolveu um curso exclusivo e personalizado sobre influência digital e empreendedorismo.

Hoje, Geração Botik é uma comunidade com mais de 100 membros ativos, com mulheres 45+ que não só criam conteúdo, mas também participam da experimentação dos produtos Botik, além de eventos exclusivos e continuidade da trilha de desenvolvimento, contribuindo para a construção de uma nova imagem da mulher madura dentro do mercado de beleza e dando voz e protagonismo a ela.


Squad de Influenciadoras

Com o intuito de potencializar e reverberar nas redes sociais o debate sobre a maturidade e o processo de envelhecimento, a marca Botik de O Boticário vem construindo uma comunicação com nomes potentes de influenciadoras, celebridades e formadoras de opinião, sempre buscando nelas a representação da mulher 45+. 

A ideia é trazer reflexões sobre as trajetórias e como tudo serviu para chegarem ao seu auge hoje, a fim de inspirar outras mulheres a se enxergarem também, com questionamentos a respeito da invisibilidade da mulher madura e os seus estereótipos.

Nomes como Carolina Dieckmann, Camila Fremder, Isabel Fillardis, Silvia Escobar, Monica Bousquet, Aline Borges e Helena Rizzo fizeram parte desse movimento, além de termos a participação da Ana Raia em toda a construção de estratégia e como consultora no debate.


Botiverso

Na sua terceira edição, o Botiverso, programa de aceleração de influenciadores do Boticário, inaugura uma frente inédita dedicada a impulsionar criadoras de conteúdo com mais de 45 anos. Vinte novas integrantes participarão de uma jornada completa, com experiências imersivas e institucionais, conectando-as à marca e às plataformas de redes sociais. O objetivo do projeto, reforçando as iniciativas do Grupo, é que as influenciadoras tenham protagonismo na produção de conteúdo em parceria com a marca.


Colaboradores

Firmamos o compromisso de refletir a população brasileira no quadro geral e na liderança do Grupo Boticário, tendo as pessoas 45+ como um dos focos considerados em ambos os cenários. Além desse compromisso, também temos a iniciativa dos Grupos de Afinidade:


Gerações

Diversidade etária é uma das dimensões de D&I contempladas nos Grupos de Afinidade (GAs) do Grupo Boticário, que são liderados por colaboradores voluntários que atuam em prol do tema a partir dos direcionais técnicos do time de Diversidade e Inclusão. A criação tem como objetivo promover um ambiente de trabalho acolhedor, inclusivo e de troca, desenvolvendo, de forma perene, campanhas e eventos dedicados à visibilidade do tema.


Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Trabalhamos visando ofertar um portfólio de produtos, novos e existentes, inclusivos e diversos, considerando as necessidades da população brasileira. 


Botik

Em Botik, marca de O Boticário, trazemos ainda mais foco no público maduro, criando linhas específicas para mulheres na menopausa, por exemplo, e fazendo os testes na pele brasileira de várias regiões do país com mulheres até 70+.


Comunidade Beleza Livre

Criado em outubro de 2022, o projeto, realizado em parceria com o Instituto Ipsos, é a primeira comunidade online composta por pessoas diversas para o codesenvolvimento de produtos das marcas de consumo do Grupo Boticário.

A participação pode ocorrer nas mais diversas etapas do processo de desenvolvimento de produtos, conectando as marcas à diversidade brasileira para que seus portfólios sejam cada vez mais diversos e inclusivos. A comunidade conta com mais de 2 mil consumidores nas 5 regiões do Brasil e inclui diferentes grupos de diversidade, com destaque para pessoas 45+, que somam 18% do total. 

Desde o seu surgimento, mais de 55% das pesquisas realizadas contemplaram esse público como participante. Como um exemplo de atuação, tivemos o codesenvolvimento do Protetor Solar Facial Fluido FPS 80 Botik Ácido Hialurônico, com a participação de pessoas 45+ da comunidade.


Cadeia de Valor

Como pilar fundamental para o Grupo, visamos promover a nossa estratégia de Diversidade e Inclusão junto aos stakeholders, assim como estimular o empreendedorismo de pessoas diversas pela inclusão na nossa cadeia de valor. Uma das nossas iniciativas é o Programa de Formação em Diversidade: Trilha Antietarista.


Programa de Formação em Diversidade

O Programa de Formação em Diversidade do Grupo Boticário faz parte da frente de educação e engajamento com os principais stakeholders da empresa. Atualmente tende a ser reconhecido como o maior programa de educação antidiscriminatória do varejo brasileiro, sendo disponibilizado para mais de 40 mil consultores em toda a nossa rede de franquias e diversos públicos, como fornecedores e revendedores. 

O programa conta com a presença das Trilhas Antirracismo, Anti-LGBTfobia e Anticapacitismo, que desde o ano de 2021 vêm sendo lançadas anualmente e já atingiram um público expressivo, desde recrutadores até franqueados.


Programa de Formação: Trilha Antietarista

Contando com a participação de especialistas, como Maria Cândida e Maria Gal, a trilha cobre desde conceitos básicos sobre etarismo até formações mais específicas em relação ao tema. O programa também conta com a participação de Ary Fontoura, Chico Bosco, Bia Ben, Juliana Caldas e Felipe Theodoro. 

Reconhecendo o papel fundamental dos fornecedores na construção de uma cadeia de valor mais justa e diversa, o Grupo Boticário estende a iniciativa também para essa importante rede. A capacitação dos fornecedores em temas de diversidade e inclusão contribui para a criação de um ecossistema mais harmônico e comprometido com os valores da empresa.

O Programa de Formação em Diversidade é mais do que um treinamento, é uma ação que fortalece o compromisso do Grupo Boticário com a construção de um futuro mais inclusivo e diverso, em que cada indivíduo se sinta respeitado, valorizado e com oportunidades de crescimento.


Parcerias

Com o objetivo de fomentar discussões que possam aprofundar a compreensão sobre diversidade etária e fortalecer ainda mais o nosso compromisso com a inclusão de pessoas de diferentes faixas etárias, o Grupo Boticário segue com patrocínio e parceria com eventos e feiras com foco na temática.


Fórum Gerações e Futuro do Trabalho

O Fórum Gerações e Futuro do Trabalho foi o primeiro a abordar a diversidade geracional no Brasil e teve o Grupo Boticário como um dos patronos na sua fundação. A nossa presença entre os fundadores do fórum, que foi lançado em 2020, demonstra a nossa consistência e protagonismo nessa pauta, mesmo em uma época em que os debates sobre a diversidade geracional ainda estavam em fase menos avançada no Brasil.

Acreditamos no poder do coletivo, motivo pelo qual impulsionamos a criação desse Fórum.


Maturi

2022 – Iniciamos a nossa parceria com a Maturi, uma consultoria especializada em diversidade etária para avançar de forma intencional e contínua em prol de um ecossistema mais diverso e inclusivo para pessoas 45+.

45 anos da marca O Boticário Lançamos o Novos Começos, programa de empreendedorismo para mulheres com 45+.
O programa teve seis meses de duração, com aulas e palestras de professores e profissionais do mercado. Ao todo, mais de 2.000 mulheres foram formadas durante a primeira edição do programa.

2024 – Maturi Day São Paulo
Patrocinamos o evento de capacitação que teve como tema “Marca pessoal aos 45+: como valorizar sua trajetória e se destacar”.

O evento contou com a participação de mais de 180 pessoas, e as palestras foram ministradas por especialistas de diversos setores, como o Gerente Sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão Rony Santos, a atriz e apresentadora Maria Cândida, o empreendedor Deives Rezende e a estrategista em marcas pessoais Juliana Saldanha. 

Maturi Fest – Patrocinamos o maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina.

Com a participação de especialistas de diversos setores compartilhando as suas experiências e conhecimentos em prol de uma longevidade mais saudável, tivemos o nosso Gerente Sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão Rony Santos e a atriz e empreendedora Maria Gal, abordando a importância da diversidade etária nos ambientes de trabalho e em todas as áreas do mercado e da indústria.

Maturi Day Rio de Janeiro – Em novembro de 2024, o Grupo Boticário patrocinará o evento, proporcionando mais um momento de capacitação para o público 45+, com previsão de presença de mais de 200 pessoas em formato presencial, além da transmissão online para os colaboradores e todo o seu ecossistema de parceiros.

Ela Inspira – A revista Ela reuniu mulheres inspiradoras de diferentes áreas para debaterem assuntos como maturidade, maternidade e literatura. Participamos do talk e tivemos estande com apresentação da marca e experimentação dos produtos.

Woman On Top – Participamos do maior evento de líderes femininas da América Latina, com estande de experimentação de produtos e apresentação da marca. 

Casa Menopausa – Evento proprietário, realizado em parceria com a Trip, que aborda a menopausa de forma positiva e inspiradora. Participamos da criação do conceito da Casa Menopausa, produção macro do espaço, ativação de marca, instalação artística e conteúdo dos talks.

Forbes 50 Over 50 – Teremos a VP de Consumer Renata Gomide como porta-voz da marca no evento que reúne a seleção anual de pessoas que se destacam depois dos 50 anos e refletem a profusão de cabeças brilhantes em diferentes atividades. 


Compromissos 2030

Cientes da nossa responsabilidade e influência na sociedade e na economia, formalizamos publicamente os nossos Compromissos para o Futuro 2030, com ações nas frentes ambiental, social e de governança, dentro de metas específicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que expressam o nosso cuidado e respeito com as pessoas, o planeta e o futuro.